Cursos mostram a profissionais a importância de digitalizar documentos

Solaris Cursos inicia a partir desta quinta-feira (25) em João Pessoa um total de quatro cursos sobre Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Da Redação

A Solaris Cursos inicia a partir desta quinta-feira (25) em João Pessoa um total de quatro cursos sobre Gerenciamento Eletrônico de Documentos, destinado a gestores públicos, empresários, comerciantes e a tantos quantos interessados que têm a necessidade de armazenar documentos de forma a serem identificados e localizados rapidamente.

Basicamente, a proposta é ensinar às pessoas em geral como digitalizar seus documentos de forma organizada, para que assim possam rapidamente encontrá-los e consultá-los quando necessário. Os cursos, portanto, têm um público alvo bastante amplo, apesar de que para médias e grandes empresas o domínio do GED pode trazer economias de tempo e dinheiro.

Para ministrar os cursos, portanto, a Solaris trouxe de São Paulo o administrador de empresas Moacir Augusto de Souza e o profissional de tecnologia da informação Sérgio Rissuto. Eles dizem que é a primeira vez que o curso chega a Paraíba, e que conta com a inovação de ser o primeiro no país a ter incluído um módulo prático.

“Os cursos de GED normalmente só têm um módulo teórico. Mas a Solaris ofereceu um espaço tão bem equipado, com notebooks e scaners para cada um dos participantes, que resolvemos incluir esta etapa prática que certamente vai ajudar no entendimento das pessoas”, destacou Moacir, lembrando que a carga-horária do curso é de 16 horas/aulas.

Moacir diz ainda que o Gerenciamento Eletrônico de Documentos permite que toda e qualquer informação esteja disponível e apta em tempo recorde e que estes dados podem inclusive ser armazenados na internet.

“Imagine você ter todo tipo de informação e documento importante disponível no computador ou na web e tudo estar livre de problemas naturais (ou não) como enchentes, incêndios, traças e mesmo mal armazenamento. Isto tudo é possível com o GED, desde que ele seja aplicado de forma adequada e sem erros”, prosseguiu o administrador de empresas, que ao lado de seu colega instrutor tem mais de 30 anos de experiência.

Como forma de exemplificar as vantagens da tecnologia que ele vai apresentar nos cursos, Moacir pede para que se imagine uma grande loja de produtos eletrônicos, que a toda hora está sujeita a ser questionada por clientes.

Pois bem, ele diz que no trabalho artesanal de atualmente, pode-se levar semanas para se localizar os registros sobre um certo produto. Na tecnologia de digitalização de documentos, contudo, ele destaca que o trabalho se resume a uma rápida e simples consulta online. “Isto significa maior eficiência no trânsito de informações preciosas e lucro”, aponta.

Os quatro cursos de GED serão realizados em sequência. O primeiro começa nesta quinta e o último será encerrado só na próxima quinta-feira (1º). Cada curso tem dois dias de duração e foram abertas vinte vagas em cada um (todas já preenchidas). A Solaris Curso fica na avenida Piauí, no Bairro dos Estados.