Empresa canadense desenvolve carro elétrico com fibra de cânhamo

Variedade do cannabis torna estrutura do veículo mais leve.
Chamado de Kestrel, modelo será apresentado em setembro pela Motive.

Do G1

A companhia canadense Motive Inc anunciou planos para fabricar um automóvel elétrico com a carroceria feita em fibra natural. O modelo foi batizado de Kestrel e tem a estrutura feita com cânhamo, uma variedade do cannabis.

De acordo com a companhia, o apelo ecológico dos carros elétricos e a necessidade de desenvolver modelos mais leves tornam as fibras de plantas uma alternativa viável.

A estreia mundial do Kestrel acontecerá durante a conferência EV 2010 VÉ que será realizada em setembro em Vancouver, no Canadá. Já os testes do veículo devem começar no final deste mês.

Em relação ao design, a empresa afirma que apostou em linhas simples. "Os veículos elétricos precisam ser eficientes, por isso que o desenho do Kestrel tinha que ser simples (com o mínimo de componentes), leve e atrativo para os olhos", afirmou em nota o designer do carro, Darren McKeage.

A empresa responsável pelo fornecimento da matéria-prima é a canadense Alberta Innovates Technology Futures (AITF).

Para o presidente da Motive, Nathan Armstrong, a oportunidade é única por promover progressos significativos no setor do automóvel e "apoiar o setor canadense do automóvel ao proporcionar produtos sustentáveis e oportunidades para criar novos trabalhos ‘verdes’ no setor manufatureiro".