Eclipse parcial lunar mais longo do século poderá ser visto da Paraíba

Fenômeno natural acontece na madrugada de sexta-feira (19) e poderá ser acompanhado de todo o estado, a depender das condições meteorológicas.

Eclipse lunar – Foto: Observatório Bareket/Divulgação

O eclipse lunar mais longo do século vai acontecer na madrugada desta sexta-feira (19), e poderá ser acompanhado de todo o estado da Paraíba. O fenômeno poderá ser acompanhado a olho nu da Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, e em partes da Ásia e Europa.

O fenômeno acontecerá na madrugada de sexta-feira e terá duração de 3h28m23s em sua totalidade, de acordo com a NASA, e o eclipse lunar parcial terá cobertura de cerca de 97% da superfície lunar.  No Brasil, o eclipse terá duração de cerca de 2h, pois, quando estiver na fase final do fenômeno, a lua já estará muito abaixo da linha do horizonte e os horários variam de acordo com a localização no país.

De acordo com dados da plataforma “Time and Date“, o eclipse lunar parcial poderá ser visto da Paraíba a partir das 3h02, com eclipse máximo por volta das 4h54 e finaliza às 4h57, totalizando cerca de 1h55 de evento natural. No sertão do estado, o clímax do evento ocorre às 5h06 e finaliza o evento às 5h08. 

De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita, quem quiser acompanhar o eclipse, tem que madrugar. “Quem quiser conferir tem que acordar cedo e é preciso procurar um local com boa visão para o horizonte oeste e torcer para o tempo colaborar e não ter muitas nuvens”, disse.

O que são eclipses lunares?

O eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta. Esse alinhamento gera uma sombra (a sombra da Terra), que encobre a Lua gradativamente. Na madrugada desta sexta-feira, 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da superfície lunar, por isso o fenômeno é chamado de “eclipse parcial”, e durante o fenômeno, a Lua adquire uma coloração avermelhada.

Cronologia do Eclipse Lunar visto na Paraíba

  • 3h02 – Penumbra (parte externa da sombra da Terra) começa a cobrir a superfície da Lua
  • 4h12 – Eclipse lunar parcial começa
  • 4h54 – Eclipse máximo
  • 4h57 – Fim do eclipse