Emissão de RG: agendamento no IPC e solicitação em cartórios

A população pode solicitar a emissão do RG no IPC, por agendamento, ou por cartórios, sem agendamento, em João Pessoa.

Emissão de RG na Paraíba – Foto: Divulgação/PCPB

Registro Geral (RG) é um dos documentos essenciais ao cidadão, pois ele é necessário para emissão de outros documentos, bem como para ter acesso a diversos serviços. Na Paraíba, a população fazer a emissão do RG Digital, também conhecido como Carteira de Identidade, nas Casas da Cidadania, mas para isso deve observar alguns passos que deverá seguir, a fim de que o atendimento presencial seja agilizado.

De acordo com a Gerência Executiva das Casas da Cidadania, órgão pertencente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, para ter acesso ao serviço de emissão de Registro Geral Digital (RG), antes de se dirigir à Casa da Cidadania, é necessário entrar no site do Portal da Cidadania (criar conta, caso não tenha) e, logo após, emitir o boleto de pagamento. Na sequência, o usuário deve retornar ao Portal da Cidadania e realizar o agendamento do atendimento.

No dia agendado para o atendimento presencial, o interessado deverá portar para emissão de RG, em primeira via: Registro de Nascimento (original) e comprovante de residência; enquanto para a segunda via deverá informar o número do RG, apresentar Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio, comprovante de residência, e poderão ser incluídos os números de outros documentos: CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), PIS, Certificado Militar, tipo sanguíneo com fator RH, entre outros.

No caso de crianças/adolescentes menores de 15 anos, estes deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal devidamente documentado.

Atualmente no Estado estão instaladas Casas da Cidadania em 42 municípios, onde a população pode dispor de diversos serviços: emissão CPF, RG Digital, CTPS, Junta Militar, Procon, Empreender PB, entre outros órgãos.

Como solicitar emissão de RG?

Em João Pessoa e Campina Grande é só acessar o site do IPC, agendar clicando no botão “Solicitar Agendamento” e escolher local, data e hora para atendimento, que acontece nas Casas da Cidadania. – Nas demais localidades do Estado, basta se dirigir diretamente às Casas da Cidadania ou procurar postos de identificação municipais. A 1ª via de emissão de RG é gratuita.

Em João Pessoa já é possível fazer a solicitação do RG, sem agendamento, em cartórios. De acordo com Acídio Pereira Furtado, chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal do IPC, o objetivo do programa é descentralizar o serviço de emissão da Carteira de Identidade, oferecendo mais opções à população. “Nos cartórios, ainda não precisa de agendamento, basta procurar uma das unidades e efetuar a solicitação. Caso haja uma demanda maior, o estabelecimento poderá criar seu mecanismo de organização a seu critério”, explicou. 

Conforme Acídio, apesar da solicitação ser feita nos cartórios, o RG continua sendo emitido pelo IPC, por meio de malote digital. No caso, os funcionários dos cartórios fazem a coleta dos dados, enviam para o Instituto, que faz a análise das informações e confecciona a carteira. No IPC, continua sendo feita a solicitação, por meio de agendamento. Os Cartórios precisaram de um tempo para adequarem suas dependências e treinarem pessoal para a prestação deste serviço, que terá uma taxa de conveniência para o usuário de R$ 40,00.

Cartórios que emitem RG em João Pessoa

  • 6º Cartório de Pessoas Naturais: R. Vicente Lucas Borges S/N – Treze de Maio
  • 7º Cartório de Pessoas Naturais: R. Reinaldo dos Santos, 3 – Trincheiras/Centro
  • 10º Cartório de Pessoas Naturais: R. Avelina dos Santos, 909 – Valentina
  • 12º Cartório de Pessoas Naturais: R. Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, 378 – Mangabeira
  • 13º Cartório de Pessoas Naturais: Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 265 – Ernesto Geisel

Emissão de RG digital

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social começou a disponibilizar para todo o Estado o novo modelo de identidade totalmente biométrica, o RG Digital. Quem for emitir o documento pela primeira vez vai receber de forma mais prática, rápida e segura.

O novo modelo atende ao decreto federal 9.278/2018. O RG digital já pode ser baixado para aplicativos Android desde segunda-feira (7). Para IOS, a partir do dia 22.

Para fazer a emissão de RG Digital é preciso atualizar o registro. Através de um aplicativo chamado RG Digital Paraíba é possível baixar a ferramenta celular e ter a nova versão do documento.

A versão do RG atualizada, em papel, vem com um QR Code impresso para que seja possível realizar a vinculação entre o documento físico e o documento digital.

Apesar dessa nova atualização, é importante ressaltar que o RG antigo continua com total validade e o RG Digital também será válido em qualquer situação.