Paraíba registra aumento de quase 90% entre aprovações de pessoas privadas de liberdade no Enem

Unidade com o maior número de aprovados foi a Penitenciária Sílvio Porto, seguida pela Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1).

Paraíba registra aumento de reeducandos aprovados no Enem. Foto: Secom PB

Na Paraíba, um total de 224 reeducandos foram aprovados na versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade. O número de 2022 representa um aumento de 86,67% em comparação a última edição da prova.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) atribuiu o crescimento a uma escalada nas iniciativas de ressocialização nos presídios. Entre os exames deste ano, a maior nota da redação foi 920 pontos e a média geral mais alta foi de 739,02, resultados obtidos por um reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora (Serrotão), de Campina Grande.

A unidade com o maior número de aprovados foi a Penitenciária Sílvio Porto (43 aprovações), seguida pela Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1) (com 30 aprovações), ambas em João Pessoa.

A Penitenciária Júlia Maranhão, localizada no bairro de Mangabeira, foi destaque entre as unidades prisionais femininas. O local teve 10 reeducandas aprovadas. Entre as cadeias públicas, o destaque foi para as unidades penais de Queimadas, São José de Piranhas e Serra Branca, cada uma com quatro aprovados.

O quantitativo de aprovados tem crescido nos últimos anos. Em 2019, foram inscritos 698, sendo 195 inscrições a mais em relação a 2018, quando o número de inscritos foi 503. Já em 2020, os reeducandos aptos ao Enem-PPL foram 764, ou seja, 66 a mais que no ano anterior. E em 2021 um total de 906 inscrições, 142 candidatos a mais do que no ano anterior, com 224 aprovações.

As provas do Enem PPL têm o mesmo formato e grau de dificuldade do Enem regular, a única diferença é o local de aplicação, que neste caso ocorre dentro das unidades penitenciárias que firmaram termo de participação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo também é o mesmo. Os resultados podem ser aproveitados para participar dos processos seletivos que aceitam o Enem como critério de classificação como os programas do governo Sisu, Prouni e Fies. Porém, todos os procedimentos desde a inscrição na prova, até a conferência do resultado são realizados pelos responsáveis pedagógicos da casa penitenciária.