População do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil

Levantamento mostrou ainda que ter um imóvel próprio é o principal sonho da população do nordeste. Nordestinos são os que passam mais tempo dentro de casa.

População do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil. Foto: Divulgação.

Uma pesquisa apontou que a população do Nordeste é que a mais vive em casas no Brasil. É o que aponta o Censo QuintoAndar de Moradia, estudo inédito realizado em parceria com o Instituto Datafolha e divulgado nesta terça-feira (22). O levantamento mostrou ainda que ter um imóvel próprio é o principal sonho da maioria dos moradores nordestinos. No Brasil, os moradores do Nordeste são os que passam mais tempo dentro das residências, conforme aponta a pesquisa.

De acordo com o levantamento, o sonho de ter a casa própria no Nordeste atinge a nota 9.8, em uma escala de 0 a 10. Essa é uma das maiores médias do país.

Na região, outras prioridades são: ter uma profissão (9.7), estabilidade financeira (9.5), constituir família (9.4), negócio próprio (9.3), religião e plano de saúde (9.2), carro (8.4), ter filhos (7.8) e casar (6.8).

Também chama a atenção no levantamento o índice de pessoas que moram em apartamentos no Nordeste, com apenas 8%, enquanto 92% vivem em casas, maior percentual do país. No Brasil, 88% das pessoas moram em casas.

Dos 92% vivendo em casa no Nordeste, 84% delas ficam em ruas abertas e 8% em condomínios ou vilas.

Para 95% dos entrevistados, a casa é o lugar favorito, com o quarto como o cômodo predileto. A idade média das residências é de 24 anos, com 53% possuindo dois quartos.

Ao todo, 74% dessas moradias dispõem de quintal ou área externa, mas apenas 2% contam com escritório para home office, apesar de a demanda ter crescido na pandemia, e 25% dos nordestinos terem passado a trabalhar remotamente.

Mais da metade, ou 53% dos imóveis, tem dois quartos. É o maior percentual do país. Também tem o menor percentual de imóveis com um quarto, 10% empatado com o Sul.

Mesmo com o menor percentual do país, mais da metade da população do nordeste tem pets, com os cachorros liderando a preferência (37%), seguido de gatos (20%) e pássaros (2%).

Também no Nordeste, 84% das pessoas gostam de cozinhar e 71% gostam de ter e cuidar de plantas, maiores percentuais do país. Além disso, 71% gostam de receber amigos, menor dado do país, apesar de ainda ser alto.

O levantamento do QuintoAndar também mostra que 73% dos nordestinos são donos de sua própria moradia, com 67% quitados e 6% financiados.

Em relação à religião, no Nordeste, 69% disseram que passaram a fazer orações com mais frequência em casa. A hipótese é de que as pessoas tiveram que lidar com o isolamento social e passaram a frequentar menos templos e igrejas ou locais onde estavam acostumadas a processar a sua fé e passaram a fazer isso mais em casa.

Metodologia utilizada

O Censo QuintoAndar de Moradia realizou 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021, por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.