Bairro de Mangabeira completa 39 anos com programação para moradores

Bairro de Mangabeira completa 39 anos de fundação neste sábado (23), mas programação começa nesta sexta. Atividades são gratuitas.

Foto: Divulgação.

O bairro de Mangabeira, um dos mais populosos de João Pessoa, completa 39 anos de fundação neste sábado (29). Para comemorar, uma vasta programação de atrações e atividades começa nesta sexta-feira (22).

Em estrutura montada na Rua Elias Pereira de Araújo, ao lado do Mercado Público, atividades gratuitas serão oferecidas pela prefeitura das 6h às 11h.

O dia começa com as atividades do grupo Saúde em Movimento, composto por educadores físicos da Secretaria de Educação e Cultura Municipal (Sedec), às 6h; seguido das apresentações do Trio Pé de Serra do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, às 7h; Forrozão Bom que Só, às 9h; e da dupla Os Neiffs, às 10h.

A Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), também estará na programação oferecendo serviços de atualização e cadastro do Auxílio Brasil, com equipes do CadÚnico e do Cras Mangabeira; atendimentos do programa Acessuas Trabalho; Criança Feliz; Sine-JP; Procon-JP; Ouvidoria; e Você Prefeito.

Além do serviço de saúde oferecido pelo Odontomóvel; a emissão de CPF e do RG pelo Programa Cidadão, do Governo do Estado; e os serviços de embelezamento oferecidos e os serviços de embelezamento oferecidos pela Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac). Essa programação começa às 8h e se estende até as 11h.

Segundo dados históricos, Mangabeira comemora aniversário duas vezes no ano, sendo o dia 16 de junho a data de fundação do bairro, que aconteceu em 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. E o dia 23 de abril faz referência ao surgimento do conjunto habitacional que, conforme as histórias contadas pelos moradores mais antigos do bairro, a data foi criada por um líder comunitário que fazia aniversário no mesmo dia. E seguiu com o nome que conhecemos hoje, em homenagem a uma fazenda da região que cultivava mangaba.

Mangabeira se destaca por ser um dos bairros mais populosos de João Pessoa, sendo um grande ponto de comércio, com a segunda maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira, e de serviços como escolas, bancos, serviços de saúde, ginásios poliesportivos, cartórios, Fórum, shopping, praças, além do Mercado Público de Mangabeira, o segundo maior da cidade.