Instituições apontam profissões que mais oferecem vagas no mercado

Setores de Administração, Engenharia e Ciências da Computação são os mais promissores, segundo Sine e Catho Online.

Karoline Zilah

Ser advogado ou médico era sinônimo de poder até pouco tempo. Agora, outras especialidades ganham campo no mercado de trabalho, oferecendo mais vagas e salários vantajosos. A valorização é fruto de uma desigualdade: enquanto cresce a oferta de postos de trabalho, faltam profissionais especializados, o que aumenta a procura por estudantes ainda nas universidades e recém-formados.

O Paraíba1 consultou a seccional estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a agência Catho Online para verificar quais são as carreiras mais promissoras na Paraíba: aquelas áreas de trabalho provenientes de cursos do Ensino Superior que mais oferecem vagas de emprego.

Em levantamento feito com base nas oportunidades mais ofertadas este ano somente na Paraíba, a Catho constatou que houve mais procura por profissionais dos setores de Comercial e Vendas, Administração, Engenharia (Construção Civil) e Ciências da Computação.

Os dados são semelhantes às solicitações feitas este ano ao Sine Estadual. No ranking, as áreas de Administração, Contabilidade e Engenharia Civil foram as mais procuradas pelas empresas. O ranking das duas instituições seguem a tendência nacional apontada pela Catho Online.

Constando nas duas listas, uma das áreas que estão em mais evidência no Estado é a construção civil. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 150 mil vagas para engenheiros serão abertas, mas não serão preenchidas até 2012. A pesquisa aponta que a formação de engenheiros estaria cada vez mais difícil devido à má qualidade do ensino médio brasileiro, em especial com as disciplinas da área de Exatas, como matemática, física e química. Uma vez dentro da universidade, os alunos estariam enfrentando um alto índice de evasão: 80%.

Ainda de acordo com a CNI, o Brasil forma apenas 10 mil engenheiros por ano, e estes são disputados pelas empresas. Com a disputa acirrada, o salário inicial de um engenheiro em 2006 era R$ 1.500 e hoje já atinge R$ 4.000.

Confira os rankings completos das carreiras de ensino superior que mais ofereceram vagas na Paraíba este ano:

Sine:
1º lugar – Administração
2º – Contabilidade
3º – Engenharia Civil
4º – Farmácia
5º – Nutrição

Catho Online:

1º lugar – Comercial e Vendas
2º – Administrativo
3º – Engenharia / Construção Civil
4º – Financeira
5º – Informática
 
Ranking brasileiro (Catho Online):
 
1º lugar: área Comercial e Vendas
2º lugar: área Administrativa
3º lugar: área de Atendimento ao Cliente / Telemarketing
4º lugar: área de Informática
5º lugar: área Financeira