Conheça os principais defeitos dos vendedores e saiba como evitá-los

Contorne problemas no emprego temporário.

Karoline Zilah

Como a maioria das oportunidades que surgem neste fim de ano estão no comércio, o psicólogo Rossandro Klinjey também abordou em sua palestra alguns dos defeitos que os vendedores devem evitar para se dar bem no ambiente de trabalho:

– Agressividade;
– linguagem inadequada;
– pressa no fechamento da venda;
– impessoalidade do atendimento;
– atitudes de desprezo ou arrogância.

Para contornar esses problemas, o especialista recomenda que os funcionários evitem relaxar e estejam sempre atentos ao serviço e ao bom atendimento. Segundo ele, é bom também não levar o estresse dos clientes para o lado pessoal, especialmente nesta época de compras em que muitas pessoas ficam cansadas de circular no comércio em busca de presentes.

“O estresse dos clientes pode levar a um aumento de conflitos entre eles e seus atendentes. O importante é manter a calma e não tomar a grosseria dos clientes como problema pessoal. Isso vai evidenciar seu equilíbrio e aumentar suas chances de ser efetivado”, revela Rossandro.

Outro motivo para tantas queixas dos clientes nas lojas no fim de ano é o despreparo de alguns atendentes. Devido à correria dos preparativos para as vendas, as lojas não têm tempo para treinar muitos dos contratados temporários. A dica do psicólogo é que o novato tenha calma e e observe como os demais colegas experientes trabalham para absorver os melhores procedimentos.