Psicólogo ensina 10 mandamentos para se efetivar em emprego

Fim de ano é hora de aproveitar vagas extras no mercado de trabalho. Saiba como transformar o emprego temporário em efetivo.

Karoline Zilah

A proximidade do 13º salário e as compras de fim de ano compõem um cenário mais oportuno à abertura de oportunidades de trabalho extras no comércio. Na Paraíba, a Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio) estima que 6 mil vagas temporárias sejam geradas no último trimestre de 2010 para acompanhar o ritmo dos estabelecimentos comerciais.

Para muitos comerciários, esta é a hora de aproveitar o emprego temporário e transformá-lo em efetivo. Isso porque muitas empresas aproveitam o momento para descobrir novos talentos e encontrar funcionários que se encaixem em seu perfil. Se isto não acontece, ao final do período de três meses de experiência de contrato, geralmente o colaborador é dispensado.

A luz no fim do túnel está nas expectativas das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa e Campina Grande: 10% dos temporários devem ser efetivados.

CDL-JP prevê criação de 3 mil vagas temporárias até dezembro

Em CG, 13º salário estimula geração de 1,8 mil vagas de emprego

Mas como aumentar as chances de se tornar um funcionário efetivo na empresa?

O assunto foi abordado pelo psicólogo clínico Rossandro Klinjey, durante palestra na CDL de Campina Grande. Na oportunidade, o especialista falou sobre os erros que devem ser evitados por quem está procurando uma oportunidade no mercado de trabalho. Ele também explicou que tipo de comportamento precisa ser adotado por quem pretende se manter no cargo.

Segundo ele, existem 10 mandamentos de marketing pessoal para quem pretende prolongar a “estadia” na empresa, transformando a vaga temporária numa carreira de sucesso.

Confira abaixo as qualidades necessárias para ser efetivado:

1) Liderança
Seja um formador de opinião dentro da equipe. Mesmo não exercendo um cargo de gerência ou chefia, você tem a possibilidade de desenvolver estas características.

2) Confiança
É a pessoa a quem todos procuram e em quem acreditam. Evite compulsão com mentiras e envolvimento em fofocas.

3) Visão
Pessoas que entendem o que estão fazendo e o porquê, sugerindo pequenas mudanças para melhorar seu ambiente de trabalho e que podem fazer a diferença.

4) Espírito de equipe
Ofereça ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. Mostre competência.

5) Maturidade
Saiba solucionar conflito, sem causar mais conflitos. Evite fofocas. Não perca tempo e melhore o profissional que é.

6) Integridade
Faça o seu trabalho sem prejudicar ninguém.

7) Sociabilidade
Tente sempre interagir com seus colegas.

8) Empatia
Saiba elogiar o trabalho de um colega. Tenha a capacidade de reconhecer o outro – nada é pior do que estar em um ambiente onde você é hostilizado.

9) Otimismo
A dinâmica do trabalho leva o funcionário a pensar que o serviço é pior do que realmente é. Exerça a capacidade de enxergar as qualidades de seu emprego.

10) Paciência
Não seja ansioso. Tenha calma para demonstrar suas capacidades. Elas não servem para conquistar o chefe. Elas devem fazer parte de sua identidade.