Veja dicas sobre currículo e entrevista para garantir vaga neste fim de ano

Psicólogo recomenda: evite excessos e seja honesto.

Karoline Zilah

O currículo e o momento da entrevista são essenciais para quem quer garantir uma destas vagas no fim do ano. Para o psicólogo Rossandro Klinjey, que ministra palestras motivacionais, são tantos os currículos encaminhados, e as capacitações dos candidatos são tão semelhantes, que as qualidades pessoais fazem toda a diferença.

O empresário e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, Tito Motta, concorda. Segundo ele, não adianta mentir no currículo descrevendo habilidades que não correspondem à realidade, ou até mesmo incluindo cursos muito antigos.

“Chegam currículos extremamente ricos, com candidatos dizendo que dominam muitos idiomas e cursos de informática, mas sabemos que muitas vezes essas informações não procedem. É melhor dizer a verdade e estar disposto a aprender coisas novas. Nós comerciantes sabemos que é mais fácil treinar o candidato de caráter e honesto a exercer determinadas funções, do que contratar alguém que forneça informações falsas”, explica o empresário.

No caso de quem ainda tem o currículo em branco e procura o primeiro emprego, a sinceridade também a qualidade mais indicada. De acordo com o psicólogo Rossandro Klinjey, é fundamental que o candidato à vaga explique que ainda não tem experiências, mas que está aberto ao aprendizado. “Demonstre que você tem uma característica fundamental: honestidade. Por isso, assuma sua condição: ‘não sei, mas estou disposto a aprender’”, defende o especialista.

Veja algumas dicas do psicólogo para a preparação do currículo e a entrevista de emprego:

– Não deixe currículos padronizados: adeque o seu de acordo com a vaga na qual você está interessado;

– Evite incluir certificados muito antigos na descrição de suas experiências anteriores e de sua formação escolar ou profissional;

– Prepare-se antecipando respostas para perguntas que podem ser feitas;

– Imagine três hipóteses para a entrevista e qual é a melhor forma de se sair nestas três ocasiões:

1) vai ocorrer tudo bem;
2) vai ser tenso: elabore a melhor forma de contornar as situações;
3) desastroso: pense na maneira mais adequada de pedir desculpas por estar nervoso

– Não tente conquistar o entrevistador com roupas insinuantes;

– Quando assumir um emprego, agarre a oportunidade e não a deixe escapar: vá para o mercado de trabalho como se você fosse ficar desempregado amanhã;

– Uma vez no emprego temporário, seu lema deve ser: “conquistar, manter e se aprimorar”.