Diário Oficial publica 200 nomeações para agentes penitenciários

Classificados participarão do curso de formação de agente de segurança penitenciária. Candidato perde direito à vaga caso a matrícula não seja efetivada.

Da Redação

O Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira (13) a convocação de mais 200 classificados no concurso para o cargo de agente de segurança penitenciária. Os candidatos deverão efetuar matrícula no curso de formação entre os dias 26 e 30 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, localizada na rua Neuza de Souza Sales, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Confira aqui a lista completa de convocados

De acordo com o Governo do Estado, dos 2 mil candidatos classificados no concurso em 2008, mil foram nomeados e formados. Depois dessa nova convocação de 200 aprovados, 800 ficam à espera. O ritmo das convocações, segundo o secretário Harrison Targino, acontece de acordo com a disponibilidade financeira da administração pública.

O curso tem duração de 100 horas/aula sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba. Quem não efetuar a matrícula dentro do prazo será considerado desistente e sua vaga será ocupada por outros convocados para matrículas no período de 19 a 21 de outubro.

Serão ministradas disciplinas de estatuto do servidor público, lei de execuções penais, direito processual penal, redação oficial, primeiros socorros, rotinas e procedimentos operacionais, procedimentos disciplinares e sindicância, direitos fundamentais do preso, gerenciamento de crises, inteligência penitenciária, mediação de conflitos, comportamento humano em instituições carcerárias, psicologia das relações interpessoais, direitos humanos, ética e cidadania, criminologia clínica, equipamentos de proteção e tiro defensivo e defesa pessoal e técnicas de imobilização.

A grade curricular é exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). São 18 disciplinas distribuídas em cinco módulos.