Dedicação aos estudos é fundamental

Não basta usar o computador todo dia para fazer boas provas, alguns candidatos recomendam cursinho preparatório de informática.

Para a contadora Ana Luísa Alencar, estudar o conteúdo de informática sempre foi um martírio. “Eu sempre consigo bom desempenho nas demais disciplinas, mas quando o assunto é informática, parece que eu travo, acho muito complicado de aprender”, declara. Depois de tentar cinco concursos, ela decidiu se matricular em um cursinho preparatório voltado para o do INSS, cuja prova será aplicada em fevereiro.

Com o mesmo intuito, a estudante universitária Fernanda Soares também procurou um cursinho. “Até consigo estudar as outras matérias em casa, mas informática é um pouco diferente. O bom do cursinho é que você pode tirar dúvidas com os professores e os colegas”, opina. A estudante conta que os termos técnicos são o principal entrave para seu aprendizado em informática.

“Nas últimas semanas intensifiquei o ritmo de estudos, portanto, além do cursinho, também tenho horários fixos para estudar em casa”, revela Fernanda.

O professor Ademar Filho compara informática com matemática. “São disciplinas que mexem com a parte lógica do cérebro, por isso há tantas pessoas com dificuldade”, afirma. Segundo ele, informática é uma disciplina que não tem como aprender lendo.

“É preciso praticar, e praticar muito”, frisa. O professor lembra que são poucos os assuntos que é possível aprender com a leitura.

“Talvez internet, hardware e software”, comenta. “Entretanto, a parte de Word, Excel e outros aplicativos não há como aprender apenas lendo”, explica.

A principal dica para os concurseiros é sentar diante do PC e treinar o máximo possível. “Principalmente as técnicas de atalho.

A melhor maneira de fixar o conteúdo é através de uma tabelinha que deve ser lida diariamente”, afirma o professor Ademar. “É preciso esquecer o mouse e colocar tudo na prática”, completa. O objetivo é que a repetição se torne prática.

Sobre a ilusão de muitos candidatos de que usar o PC diariamente é suficiente para se dar bem na prova, o professor faz a seguinte observação: “Informática de concurso não tem nada a ver com a informática usual. O concurso vai cobrar exatamente o que você não sabe”. O professor lembra que são poucos os que cobram o ‘bê-á-bá’ da informática. “Já outros concursos cobram de forma exagerada”, acrescenta.