Oportunidades no setor de turismo começam em outubro

Apesar do período não ser favorável para contratações, algumas empresas realizam seleção.

Embora as contratações não sejam expressivas no ramo turístico nesse período de férias, elas ainda acontecem em alguns setores, mas de maneira restrita, e os interessados devem ficar atentos antes do início da temporada.

Na Luck, agência de turismo receptivo, por exemplo, desde o final de novembro começaram as seleções para a contratação temporária de 15 guias turísticos. “Em dezembro já fazemos o treinamento para eles estarem capacitados para o serviço no início do ano”, contou o gerente de vendas da Luck, Fábio Dutra.

Segundo ele, a qualificação exigida é o segundo grau completo e o curso técnico de guia turístico – que pode ser encontrado no Senac ou em algumas faculdades. “Temos uma demanda de guias que trabalham o ano todo e para temporada abrimos mais vagas”, completou
Alguns hotéis também optam por reforçar a equipe no fim do ano. É o caso do Tropical Tambaú, em João Pessoa, que este abriu 15 oportunidades de emprego para funções como cozinheiro, camareira, recreador e garçom.

“Solicitamos os funcionários via cooperativa. Mas os interessados podem deixar o currículo no hotel no mês de novembro, quando começamos a seleção”, informou o gerente geral do estabelecimento, Fernando Souza. No hotel, segundo ele, os contratos temporários são de um mês e há possibilidade de efetivação, dependendo do desempenho do candidato.

Quem procura uma oportunidade de empregos nessa época do ano ainda pode recorrer às colônias de férias de sindicatos, associações, hotéis, entre outros. O ‘Brincando nas Férias’, por exemplo, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que acontece no Valentina de Figueiredo, já tem um equipe própria de funcionários e estagiários, mas havendo oficinas novas há contratações externas.

Conforme o coordenador de esporte e recreação do Sesc, Jaílson Oliveira, o grupo é composto por cerca de 50 pessoas. Ele não pôde precisar sobre as novas contratações deste ano, mas adiantou que os currículos para análise podem ser deixados no Sesc Centro.