Pré-seleção da Fiat cancelada

Pré-seleção em Caaporã foi remarcada para o próximo dia 24. A medida do MPT visa evitar a formação de uma reserva de mercado.

A inscrição de paraibanos de Caaporã para trabalhar na Fiat, em Goiana, Pernambuco, foi cancelada. A pré-seleção realizada no último sábado teve sua data remarcada para o dia 24 deste mês.

A decisão foi tomada ontem, em audiência convocada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano, e contou com a participação da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra Cavalcanti, e do diretor do Sine/PB, João Carlos Biazon.

Ao observar a priorização dos moradores do município de Caaporã para o processo de seleção, o MPT alegou que não houve publicidade suficiente para que fosse oferecida a mesma oportunidade aos trabalhadores de outros municípios.

O procurador Paulo Germano esteve na cidade, durante o último sábado, acompanhando o processo de seleção e identificou que os critérios acertados no dia anterior não foram conhecidos pelos moradores das cidades vizinhas.

Em reunião na sexta-feira anterior à seleção, o procurador reuniu-se com as prefeituras de Pedras de Fogo, Caaporã, Alhandra e Pitimbu e representantes do Sine e Cinep para definir as condições de seleção para os funcionários da Fiat. Paulo Germano observou que estava acontecendo “reserva de mercado de trabalho” para os trabalhadores daquelas localidades devido à exigência de comprovantes de residência para os candidatos a trabalhar.

Seguindo este protocolo, só teriam direito a esse trabalho quem fosse habitante das cidades de Pedras de Fogo, Caaporã, Alhandra e Pitimbu.

“Qualquer tipo de reserva de vaga para estados ou municípios é inconstitucional”, destacou.

Enquanto a inscrição para trabalhadores da Fiat em Caaporã foi remarcada para o próximo dia 24, as pré-seleções de Alhandra e Pitimbu estão mantidas para os próximos dias 16 e 17, obedecendo às novas recomendações do Ministério Público do Trabalho.