Profissões modernas estão em alta na PB

Fazer moda ou gastronomia é garantia de boa remuneração e ampla oferta de emprego.

Há cerca de 10 anos, eram poucas as faculdades que ofereciam cursos de moda, design de interiores e gastronomia. Ainda bem que os tempos mudaram. A falta de profissionais qualificados nessas áreas, fez com que esses cursos decolassem. Atualmente, fazer moda, design ou gastronomia, é garantia de boa remuneração e ampla oferta de emprego.

E o que se vê em João Pessoa é que o curso de moda está na moda. Parece redundante, mas não é. O mercado passou a exigir profissionais qualificados para ocupar as vagas que antes eram preenchidas por quem apenas ‘entendia’ um pouco do assunto. Em João Pessoa, o curso é oferecido em duas instituições: Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O professor Leonardo Mendonça, coordenador do curso na Funetec-PB, disse que o grande objetivo de quem faz o curso é a qualificação. “A procura tem sido bem intensa. A maioria dos alunos já tem uma graduação e procura o curso técnico que tem uma duração mais curta e prepara para a atuação imediata no mercado de trabalho”, frisou.

Na avaliação do professor, o mercado de moda na Paraíba se expandiu. “Dentro dessa realidade, temos várias oportunidades no mercado, a exemplo de figurinista, produtor de editorias de moda, estilista, dentre outros”, comentou. A média salarial do profissional de moda também é variável, mas nunca é abaixo de quatro salários mínimos, conforme informou Mendonça.

No curso, os alunos veem disciplinas como fundamentos da moda, iniciação a desenho, área de produção, tendências da moda, técnicas de modelagem, marketing de moda, conhecimento da cultura regional, dentre outras.

“Os estudantes também assistem aulas de informática, que é a ferramenta mais requerida no mercado atual”, afirmou. Ao final do curso, o aluno precisa criar uma pequena coleção de moda, como trabalho final.

Para Adelian Teixeira, o curso de moda é a concretização de um sonho. “Sempre gostei de ver uma vitrine bem arrumada, uma pessoa bem arrumada, e desde então tive vontade de cursar moda”, revelou. Ela disse que quando as aulas começaram, seu pensamento mudou. “Nossa, é um universo muito grande. Você não tem noção do que é o mundo da moda antes de começar a estudar”, afirmou.

A estudante trabalha em negócio próprio, confeccionando roupas. “Procuro aplicar o conhecimento do curso na prática diária. Moda não é fútil, como muitas pessoas pensam. A moda é bem mais que uma bela roupa. A moda está no conjunto”, opinou Adelian, que conclui o curso em dezembro deste ano. Dentre as criações da estudante estão vestidos longos, combinação de shorts com camisas para o uso diário, etc. Quando terminar o curso, Adelian pretende montar o atelier próprio.