Quatro instituições oferecem cursos conceituados na PB

Curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser feito em quatro instituições na Paraíba, veja quais.

Na Paraíba, conforme o Ministério da Educação, quatro instituições oferecem o curso de arquitetura e urbanismo: UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). As instalações da Facisa estão em Campina Grande, bem como o campus da UFCG.

Na Facisa, o curso foi criado em 2003 e a primeira turma formada cinco anos depois. A cada semestre, segundo a coordenadora Constância Crispim, a instituição coloca no mercado cerca de 20 profissionais preparados para contribuir com uma arquitetura cidadã, baseada na qualidade de vida dos habitantes de uma cidade. Em 2009, o curso recebeu conceito 4 (numa escala de 1 a 5).

Na avaliação da coordenadora, a graduação em arquitetura e urbanismo propicia aos profissionais a possibilidade de pensar melhor sobre a forma de favorecer o homem no que se refere à ocupação do espaço físico. O arquiteto valoriza conceitos como a preservação do meio ambiente, mobilidade urbana, sustentabilidade, acessibilidade, funcionalidade e beleza.

No Unipê, em João Pessoa, o curso foi iniciado no ano 2000 e foi reconhecido pelo MEC cinco anos depois. Com duração de dez semestres, o projeto pedagógico do curso de arquitetura no Unipê preza pela interdisciplinaridade, articulação entre aprendizado teórico e prática profissional, avaliação continuada, capacitação do corpo docente e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.