Aproveite o marketing pessoal

Marketing é o ato de atender e satisfazer o cliente, fazendo com que o produto ou serviço oferecido pela empresa seja apreciado e comprado.

Marketing é o ato de atender e satisfazer o cliente, fazendo com que o produto ou serviço oferecido pela empresa seja apreciado e comprado. Essa é a definição já conhecida e usada para o marketing voltado para mercadorias, mas ela também pode ser aplicada para a carreira profissional.

E quando bem utilizado, o marketing pessoal proporciona o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos e o crescimento do profissional dentro da empresa. O consultor e gerente-geral da rede Microlins em João Pessoa, Pedro Cunha, explicou que o grande objetivo do marketing pessoal é que o candidato consiga dar visibilidade às suas características e competências, que sejam relevantes para o mercado de trabalho.

Mas assim como tudo na vida, o marketing pessoal também exige equilíbrio. Nada de se ‘autopromover’ ao ponto de parecer arrogante ou ‘puxa saco’ do chefe. “A melhor forma de usar o marketing pessoal positivamente é deixando que as pessoas com as quais você trabalha saibam no que você é bom. Se você é extremamente organizado, por exemplo, mostre isso para a sua equipe mantendo o seu ambiente de trabalho sempre organizado”, ensinou.

O especialista lembrou que não basta ser bom no que faz, é preciso demonstrar isso e “parecer bom”. Dessa forma, o profissional será reconhecido pelo que faz e ganhará confiança dos superiores.

“Quem não conhece aquela pessoa que sempre está muito bem vestida? Ou aquele cara que é fera na informática e é reconhecido por isso. Ou ainda aquele profissional que exerce grande influência sobre os colegas de trabalho? Essas são pessoas que usam o marketing pessoal”, detalhou o gerente geral da Microlins.

Exemplificando que saber ‘vender seu peixe’ e buscar sempre qualificação contribuem para ascensão profissional, Pedro Cunha contou ainda a sua própria história ‘corporativa’. Ele, que começou na Microlins como estagiário da área comercial (em 2004), subiu degrau por degrau e sete anos depois passou a ocupar a gerência geral da franquia.

“Depois de três meses de estágio fui promovido para vendedor interno e com mais três meses fui convidado a trabalhar no departamento administrativo. Em 2005 fui contratado e três anos depois passei a ser coordenador do setor administrativo. Em 2009 assumi a gerência do setor e desde 2011 sou Gerente Geral e Gestor das duas franquias da Microlins em João Pessoa”, detalhou Pedro, ao acrescentar que além de utilizar bem o marketing pessoal, também fez outros cursos e se capacitou ainda mais.