Cuide muito bem da sua imagem

Alguns fatores estão intimamente ligados ao Marketing Pessoal e são chaves para conseguir o sucesso com essa ferramenta.

Dois fatores estão intimamente ligados ao Marketing Pessoal e são chaves para conseguir o sucesso com essa ferramenta: trata-se da imagem que a pessoa transmite e do comportamento que desenvolve. “É muito importante que a sua aparência (o modo de vestir-se, portar-se) passe a mensagem de como você deseja que as pessoas enxerguem você”, orientou Pedro Cunha.

Nesse sentido, segundo ele, “as roupas também reproduzem a maneira como as pessoas se sentem com relação a elas mesmas”. Para transmitir seriedade e credibilidade, a pessoa não precisa necessariamente usar roupas de grife. O importante é vestir-se de forma respeitosa, com roupas sempre limpas, bem passadas, de cores discretas.

Em se tratando do comportamento, o especialista frisou que ele engloba o modo como o funcionário reage às diversas situações presentes no dia a dia do trabalho. É preciso ser proativo, maduro, saber trabalhar em equipe e ser bem relacionado – entre outras habilidades (ver quadro ao lado).

Foi colocando em prática esse e outros conceitos que aprendeu em um curso que incluía a disciplina de Mar-keting Pessoal, que Edineide Carneiro da Silva conseguiu ser selecionada para uma vaga de emprego – conseguindo ‘passar na frente’ de mais 399 concorrentes.

“O curso me abriu as portas no mercado, eu aprendi a ter mais desenvoltura, me tornei mais comunicativa, mudei minha forma de agir como um todo. Também passei a me preocupar mais com minha aparência – que conta bastante no mundo corporativo”, relatou Edineide, que começou a atuar no novo emprego desde o dia 1º deste mês.