Informações confusas ou faltando no currículo

Erros de português, de digitação e de formatação representam um grande problema na hora da seleção dos currículos.

Da mesma forma que colocar informações em excesso, erra também o candidato que informa pouco no currículo. Esse é um dos erros mais frequentes, segundo as agências de emprego de João Pessoa. A consultora em gestão de pessoas Luciana Rabay diz que currículo resumido não quer dizer que ele tem que ser minúsculo. “Receber currículos com empresa X, cargo vendedor, mas sem dizer quando trabalhou nesse local e como foi seu desempenho no cargo é um erro crucial”, frisa.

Erros de português, de digitação e de formatação, então, representam outro grande problema na hora da seleção dos currículos. Segundo a consultora, isso demonstram descaso com o currículo, e faz o selecionador pensar duas vezes antes de chamar o candidato para uma entrevista.

A escolha da foto é outro erro bastante recorrente entre os candidatos. “Ao meu ver o currículo não deve ter foto, ele deve representar a sua capacidade e desempenho profissional sem descrever sua aparência física”, declara. “O erro ao qual me refiro é de casos nos quais os candidatos colocam fotos de biquíni, fotos em festas em meio a bebidas alcoólicas, dentre outras”, acrescenta.

3 Perguntas

Para  Maria da Penha Silva dos Santos Presidente da ABRH-PB

JP: Como preparar um bom currículo?
O currículo deve atrair a atenção do RH, manter o interesse do selecionador na leitura integral do currículo e causar uma excelente impressão para ser convocado para a entrevista. Para tanto, o currículo deve está dividido em duas partes: na primeira deve ser colocadas informações pessoais (dados pessoais e de contato); e na segunda os dados de formação e da vida profissional. Ainda na segunda parte o candidato deve informar o objetivo profissional, seguido pelas principais qualificações e experiências profissionais. .

JP: Um currículo destinado a uma vaga de emprego no setor de comércio é diferente do setor da indústria?
É de suma relevância direcionar o currículo para função demandada. Se for para emprego no setor de comércio, especifique toda a sua experiência relacionadas à vaga. Se for para a indústria, a orientação é a mesma.

JP: O candidato deve colocar quanto quer ganhar?
Não é uma situação necessária. Algumas empresas solicitam na divulgação da vaga. Nesse caso é preciso fazer uma pesquisa no mercado antes de mencionar a sua pretensão.