Pronatec oferece mais de 3 mil vagas para cursos técnicos na PB

Cursos técnicos oferidos gratuitamente devem ser frequentados paralelamente ao ensino médio.

Os estudantes paraibanos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio podem, a partir desta quinta-feira (22), realizar inscrições para o Processo de Seleção Simplificado destinado a preencher vagas em cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos técnicos oferidos gratuitamente devem ser frequentados paralelamente ao ensino médio já cursado pelo candidato. O programa dispõe de cursos presenciais e à distância.

Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, são mais de 3 mil vagas para os cursos de Técnico em design de interiores, técnico em publicidade, técnico em vigilância em saúde, técnico em eventos, técnico em reabilitação de dependentes químicos, técnico em cuidados de idosos, técnico em informática e técnico em telecomunicações. 

De acordo com edital, são  3.043 vagas são para alunos entre 15 e 19 anos, 40% do total de vagas de cada curso são para candidatos beneficiários do Programa Bolsa Família e cerca de 5% são para pessoas com deficiência. O edital completo pode ser conferido aqui. As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas pela internet na página Paraíba Tec até o dia 05 de julho.

A lista completa de cursos e locais onde são oferecidos também pode ser conferida na página do Paraíba Tec.