Enem 2018 começa neste domingo; PB tem mais de 151 mil inscritos no exame

Candidato deve ficar atento ao horário e ao que pode levar para local de prova.

Universidades de Campina Grande oferecem mais 400 vagas para cursos Pró-Enem (Reprodução: TV Paraíba)

Enem 2018 começa neste domingo; PB tem mais de 151 mil inscritos no exameNeste domingo (4), acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Assim como a edição de 2017, a prova será realizada em dois domingos. Na Paraíba, 151.494 candidatos se inscreveram.

Neste primeiro dia, os candidatos terão cinco horas e meia para realizar as avaliações de Redação, Linguagens e Ciências Humanas.

Para realizar a prova, o estudante precisa apresentar um documento oficial com foto. São aceitos: cédula de identidade, Carteira de Registro Nacional Migratório, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros documentos. Vale salientar que não são aceitas cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto e não serão aceitos documentos em formato eletrônico, como CNH digital.

Além do documento, o candidato precisa ter em mãos uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Não são aceitos lápis, borracha ou canetas de outras cores e materiais. Também é proibido portar corretivo, calculadora, smartphone, tablets, gravadores, relógio, livros e qualquer tipo de anotações.

Horário de verão

O horário de verão começou neste domingo (4), então a prova vai seguir o horário de Brasília para fechamento dos portões. Na Paraíba, os portões serão abertos às 11h (horário local) e fecham às 12h (horário local). As provas devem começar às 12h30 e se encerram às 18h.

Se o candidato ainda não sabe onde vai fazer a prova, ele pode conferir na página do participante, disponível para acesso no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato também pode verificar o local de prova pelo aplicativo Enem 2018, disponível para Android e IOS.