Cerca de 340 candidatos fazem prova para promotor de justiça substituto da Paraíba

Provas serão realizadas neste sábado (24) e domingo (25), em João Pessoa.

Ministério Público da Paraíba (MPPB)
Ministério Público da Paraíba (MPPB)
Sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Foto: Divulgação

Cerca de 340 candidatos aprovados na prova preambular do  XV Concurso para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público da Paraíba foram convocados para a segunda etapa do certame. A prova discursiva será realizada nestes sábado (24) e domingo (25), na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), no bairro de Tambiá, em João Pessoa.

Os candidatos deverão se apresentar às 13h e os portões serão fechados às 14h, nos dois dias de prova. As provas terão duração de quatro horas e a permanência mínima será de três horas.

No sábado, a prova compreenderá a formulação de uma denúncia criminal ou de uma petição inicial de ação civil pública, baseadas em relatório de fatos específicos. Já no domingo, será a formulação de respostas fundamentadas a quatro questões discursivas sobre quaisquer das matérias principais do concurso.

De acordo com o edital, durante os dois dias de prova somente será permitido consultar legislação mesmo que contenha texto sublinhado ou destacado com caneta marca-texto, desde que não acompanhada de qualquer anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial.

Concurso

O XV Concurso para Promotor de Justiça Substituto do MPPB prevê o preenchimento de 10 vagas na instituição. A comissão do concurso é composta pelos procuradores de Justiça, José Roseno Neto (presidente) e Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena; pelos promotores Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcelos, Anne Emanuelle Malheiros, Ana Guarabira de Lima Cabral, Guilherme Câmara e Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega, além do advogado George Ramalho, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).