Concurso da PM e bombeiros na PB tem prazo de validade prorrogado

Prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira. Novo prazo se estende até 6 de julho de 2020. 

PM embarque eleições (foto: Walter Paparazzo/G1)

Concurso da PM e bombeiros na PB tem prazo de validade prorrogado

O concurso público para soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizado em 2018, teve a validade prorrogada por mais um ano. A portaria, assinada pelo comandante da corporação, coronel Euller Chaves, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3). De acordo com o texto, o novo prazo se estende até 6 de julho de 2020. 

Foram oferecidas mil vagas. A primeira convocação, de 500 aprovados, foi feita no dia 6 de setembro de 2018. Foram 450 aprovados, convocados para a PM, e 50 para o Corpo de Bombeiros. Com a extensão do prazo, os outros 500 aprovados que ainda não foram convocados têm mais um ano para serem convocados.

As vagas são para cargos de soldado da qualificação de praças combatentes (QPC), da Polícia Militar, e soldado do quadro de praças bombeiro militar combatente. A distribuição das vagas acontece entre os comandos regionais de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Durante o Curso de Formação de Soldados o candidato aprovado recebe bolsa equivalente a um salário mínimo, acrescida de auxílio alimentação. Após conclusão do curso, o salário base passa a ser R$ 3.202,60 (podendo ainda receber adicional por plantão extra remunerado até o valor de R$ 1.319,76), além de gratificações específicas decorrentes do exercício das funções.