Professor dá dicas de português para provas do concurso da Prefeitura de João Pessoa

O professor de português Erik Anderson dá dicas do que pode cair na prova do Instituto AOCP no concurso da Prefeitura de João Pessoa.

Foto: Divulgação

Professor dá dicas de português para provas do concurso da Prefeitura de João Pessoa

As provas do concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa para a área administrativa vão ser realizadas neste domingo (13) e o professor de português Erik Anderson deu algumas dicas para ajudar os candidatos a se prepararem para o exame. O concurso oferece 337 vagas para cargos de nível médio e superior e os locais de prova já foram divulgados no site da organizadora.

Segundo Erik Anderson, os candidatos precisam ficar atentos à interpretação de textos e aos conhecimentos gramaticais, além dos gêneros e tipologias textuais, assuntos que estão sempre presentes em provas do Instituto AOCP, organizadora do certame.

“Em provas da AOCP, é muito importante saber que tipo de texto está presente: se é argumentativo, narrativo, expositivo, etc. Às vezes, a banca põe questões perguntando qual o gênero textual. Já imaginou: a pessoa entender as ideias do texto, mas não acertar a questão porque não consegue distinguir uma crônica de um artigo de opinião ou de um editorial, ou ainda confunde poema com poesia? Pois é. A AOCP gosta de trabalhar não só as ideias, mas as questões estruturais e estilísticas”, explica.

Sobre os aspectos gramaticais, o professor de português destaca os conectivos, como as conjunções e preposições, e os seus aspectos semânticos. Estes assuntos foram abordados nas questões de português das provas do mesmo concurso, sendo que para a área da saúde, aplicadas no último domingo (6). 

“Deve-se atentar para os significados daquelas palavras que ligam as partes do texto. Aprendendo as conjunções, o candidato aprende, por tabela, as orações coordenadas e subordinadas. É bom aproveitar o embalo e rever os pronomes relativos”, diz.

O terceiro assunto destacado por Erik é a análise sintática. Segundo o professor, conhecer a função que as palavras desempenham na oração é fundamental para fazer uma boa prova. “Aqui destaco, principalmente, as funções de sujeito, objeto e predicativo. A banca adora essas três. Uma boa base de transitividade verbal é requisito para entender a organização de orações”, completa.