Perita e delegado dão dicas para concurso da Polícia Civil da Paraíba

Edital publicado oferece 1,4 mil vagas. Confira dicas para as provas abaixo.

Foto: Divulgação

O edital do concurso da Polícia Civil da Paraíba foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29) para 1,4 mil vagas, em 17 cargos, para uma jornada de 40 horas semanais. Pensando nisto, a perita Amanda Melo e com o delegado Claudio Lameirão, ambos professores de cursinhos preparatórios, deram dicas para quem quer focar em garantir uma vaga.

A perita afirma que o conteúdo do edital é programático, direto e voltado para a prática. Por isso, depende muito do nível de dedicação do candidato. Ela recomenda que se estude um pouco todos os dias, usando o tempo que tiver disponível.

Além disso, ler o edital do início ao fim, sem pular nenhuma parte, é importante para não ser pego de surpresa lá na frente por alguma informação que passou batido.

“Ler o edital do início ao fim, veja as fases do concurso, inicie não só o estudo para prova de conhecimentos, mas também para a corrida do TAF [Teste de Aptidão Física] e veja qual é o conteúdo programático que vai ser cobrado”, disse Amanda. 

Feito isso, ela recomenda selecionar os conteúdos que se tem mais domínio, mas não negligenciar os que se tem dificuldade. É importante ir atrás do material de estudo dos assuntos mais difíceis e assim, montar um cronograma. 

Uma dica importante da perita é prestar atenção no português, que ela julga ser base para todas as outras provas.

“Outra coisa, você vai fazer uma dissertação. Você precisa de conhecimentos de português, coesão, de norma ortográfica, porque senão você vai perder pontos na redação. Português também é importante para outras disciplinas, porque envolve interpretação de texto”, explica.

O delegado Claudio Lameirão afirma que concurso público, hoje, pelo menos nessas etapas iniciais, é cada vez mais uma generalidade de conhecimento entre as disciplinas cobradas do que uma verticalização ou um aprofundamento nelas.

Por isso, sua dica é se concentrar nas disciplinas jurídicas, pois estas sempre têm um papel de maior peso na prova. Além disso, português e informática também podem acabar sendo grandes na balança.

Para ele, é necessário a partir de agora acelerar os estudos e não esquecer da saúde física.

“Concurso policial é fundamental que eu esteja cuidando do meu lado físico, não adianta só eu estar estudando, sem estar treinando o físico porque a prova física também reprova”, disse.

A perita também reitera a importância do preparo físico e recomenda, inclusive, o acompanhamento feito por um profissional de educação física – para evitar lesões.