Candidatos realizam a prova do Censo 2022 do IBGE neste domingo (10)

Provas acontecem nos turnos da manhã e tarde, em todas as cidades paraibanas. No Estado, 13.796 candidatos estão aptos a realizar as provas.

Foto: Divulgação

Serão aplicadas neste domingo (10) as provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã, enquanto que, para os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS), as provas serão aplicadas no período da tarde. 

O cartão de confirmação da inscrição dos candidatos com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Na Paraíba, 13.796 candidatos estão aptos a realizarem o certame, sendo 5.513 candidatos para as vagas de agentes censitários, e 8.283 candidatos concorrendo às vagas de recenseador. As provas serão aplicadas em todos os 223 municípios paraibanos.

No país, 621.228 tiveram a inscrição confirmada, pagando a taxa ou recebendo a isenção. No dia 16 de março, a FGV divulgou a quantidade de inscritos por local de prova e a relação de candidatos por vaga em cada localidade. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país. 

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de matemática, cinco questões sobre ética no serviço público e 25 questões de conhecimentos técnicos.

Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos. O exame terá 60 questões, sendo 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de raciocínio lógico quantitativo, cinco questões de ética no serviço público, 15 questões de noções de administração/situações gerenciais e 20 questões de conhecimentos técnicos.

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE ainda recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas, 11 de abril, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.