Programa Primeira Chance publica edital com vagas de estágio no CIOP em Patos

São ofertadas, inicialmente, 60 vagas para curso de formação, e, posteriormente, 20 candidatos serão contemplados com as bolsas de estágio na cidade de Patos.

Foto: Delmer Rodrigues/Secom-PB

O Programa Primeira Chance teve edital publicado nesta terça-feira (24) com a oferta de 20 vagas de estágio para estudantes de 18 a 24 anos de idade, que concluíram o ensino médio entre 2017 e 2021. Os candidatos selecionados irão integrar o Centro Integrado de Operações Paraibana (CIOP) da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.

Para participar do processo seletivo para as vagas de estágio, os candidatos podem se inscrever a partir desta terça, com inscrições abertas até dia 28 de maio, por meio de preenchimento de formulário online através do site do programa. Uma das obrigatoriedades no ato de preenchimento do formulário é anexar o certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, com notas, para comprovação de que o estudante é egresso da rede pública estadual de ensino.

Serão ofertadas, inicialmente, 60 vagas para o curso de formação de operador de suporte técnico. Esse curso será realizado integralmente no modelo remoto, com carga horária de 100h, de segunda a sexta, com 5h de aula/dia, de 13h às 17h, e o candidato deve ter 75% de presença nas aulas.

Após a primeira fase do curso de formação, serão selecionados os 20 alunos com melhor desempenho no curso de formação para participar do curso de capacitação de operador de suporte técnico e, consequentemente, para o estágio. O curso será, ainda, ministrado ao longo do estágio. As 20 vagas serão distribuídas em três turnos, sendo sete vagas para o turno da manhã (7h às 13h), sete para a tarde (13h às 19h) e seis vagas para o turno da noite (19h às 1h).

Os estudantes selecionados irão realizar o primeiro atendimento à população via serviços do 190 e 193. A bolsa ofertada pelo programa é no valor de R$ 1 mil para 24h semanais e o contrato da bolsa tem validade de 6 meses, e podendo ser renovado por período igual. 

Em 30 de maio será divulgada a lista de candidatos inscritos no programa. Entre os dias 7 e 11 de junho será o período destinado aos candidatos realizarem as matrículas no curso de formação, que terá aulas entre 15 de junho e 22 de agosto, com o resultado do resultado final do curso de formação sendo divulgado em 23 de agosto. No dia 5 de setembro será iniciada as atividades de práticas profissionais no estágio.