COTIDIANO
Acabando o prazo: confira dicas para declarar o IR 2016 sem dor de cabeça
Faltando pouco mais de 24 horas para o prazo final de envio da declaração, dicas simples podem facilitar e agilizar o processo.
Publicado em 28/04/2016 às 19:00
Mais de 76 mil paraibanos ainda não haviam realizado a declaração do Imposto de Renda 2016 na tarde desta quinta-feira (28). Faltando pouco mais de 24 horas para o fim do prazo, que vai até as 23h59 desta sexta (29), o contribuinte que ainda não se acertou com o Leão pode seguir algumas dicas para facilitar o processo.
É importante conferir toda a documentação antes de enviar a declaração, para evitar confusões. Caso o contribuinte esqueça de algo, é possível realizar uma Declaração Retificadora. É preciso atenção também com os bens declarados; caso tenha importado os dados de declaração anterior, é bom conferir se todos estão lançados e se não houve movimentação.
Os pagamentos também devem ser revisados com cuidado. No caso das despesas médicas, o contribuinte pode deduzir o valor das consultas e procedimentos, inclusive dos dependentes; despesas não cobertas pelo plano de saúde merecem especial atenção, por poderem ser facilmente esquecidas. Gastos com educação também devem ser deduzidos.
É importante lembrar que o aluguel pago pelo contribuinte não é despesa passível de dedução, mas o aluguel recebido é receita que deve ser declarada - a omissão do valor configuraria sonegação. No caso de contribuintes divorciados, a dica é combinar o lançamento dos dependentes menores de 18 anos (ou de 24, se estiver fazendo curso superior), para que não sejam lançados duas vezes.
Há quatro maneiras de entregar a declaração de imposto de renda pela internet: com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com o certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço “Fazer Declaração”, para tablets e smartphone.
Comentários