COTIDIANO
Atentado suicida deixa 70 mortos e 50 feridos
Publicado em 05/10/2011 às 8:00
Pelo menos 70 pessoas morreram e 50 ficaram feridas em um atentado suicida com um caminhão-bomba, ontem, em frente ao prédio do Ministério da Educação, em uma das ruas mais movimentadas do centro da capital, Mogadício. No local, também funcionam outros dois ministérios do Governo Federal de Transição da Somália.
A autoria do atentado foi direcionada ao grupo extremista islâmico somali Al Shabab, ligado à Al Qaeda,
De acordo com o Al Shabab, o ataque tinha como alvo "funcionários do governo e estrangeiros", uma referência às tropas de países como Uganda e Burundi, que compõem a missão de paz da União Africana (UA), a Amisom.
Na hora do atentado, no entanto, dezenas de estudantes estavam no local para se inscrever em bolsas de estudo oferecidas pelo governo da Turquia. "O que ocorreu em Mogadício foi terrível", disse o presidente de Somália, Sharif Ahmed.
Após reconhecer a autoria do ataque, o grupo alertou que poderia agir de novo. "Somalis, um alerta: fiquem longe de prédios do governo e das bases dos soldados deles [tropas da UA], ataques mais sérios estão por vir", disse o porta-voz do Al Shabab, Ali Mohamud Rage, em um comunicado.
Comentários