icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Doadoras de leite materno são isentas da inscrição em concursos públicos estaduais da PB

Publicado em 20/04/2014 às 6:30

Assim como os doadores de sangue são isentos do pagamento da taxa de inscrição nos concursos estaduais da Paraíba (clique aqui para saber mais), o mesmo acontece com as doadoras regulares de leite materno. A isenção é regida pela Lei Estadual n° 8.483.

De acordo com a Lei, a isenção estende-se a concursos públicos e vestibulares que ocorrerem no período de até um ano após o fim da doação e a candidata, para fazer jus ao benefício, deverá ter sido doadora por um período mínimo de quatro meses e ter feito, no mínimo, uma doação a cada semana.

Clique aqui para ver a Lei na íntegra.

Atualmente, a Paraíba conta com seis Bancos de Leite Humano (BLH): dois em João Pessoa, e um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. A ação conta ainda com 18 postos de coleta de leite humano (PCLH), sendo sete em João Pessoa, dois em Santa Rita, um em Itabaiana, um em Guarabira, um em Solânea, três em Campina Grande, um em Santa Luzia, um em Sousa, um em Bonito de Santa Fé e um em Pombal.

As seis unidades hospitalares com leitos neonatais da Grande João Pessoa são o Instituto Hospitalar General Edson Ramalho, Maternidade Frei Damião, Hospital da Unimed, Hospital CLIM, Hospital Universitário Lauro Wanderley e Hospital Filantrópico Flávio Ribeiro Coutinho. Em período normal, essas unidades coletam, juntas, 200 litros de leite, com uma distribuição mensal de 180 litros para cerca de 300 receptores.

Em 2013, foram coletados mais de seis mil litros de leite em todo Estado, doados por mais de 6.200 mães, tendo sido distribuídos, em média, cinco mil litros de leite pasteurizados para cerca de oito mil bebês. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é que em cada ano essa coleta possa aumentar em 30% para que 100% dos bebês internos nos leitos hospitalares sejam exclusivamente assistidos com leite humano.

Para ser doadora, é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar saudável e amamentando o filho e ter excesso de produção de leite. O banco de leite se responsabiliza de ir até a casa da mãe, oferecer as orientações, entregar o material necessário para coleta (luvas, gorro, máscara e vidros estéreis) e, semanalmente, retornar para coletar a doação. O telefone do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral é (83) 3215-6047.

Rafaela Gambarra

Imagem

Alô Concurseiro

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp