COTIDIANO
Hospital chega aos 15 anos
Inaugurado no dia 7 de abril de 1999, o Hospital Unimed completa 15 anos nesta segunda-feira, Dia Mundial da Saúde.
Publicado em 06/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:37
Inaugurado no dia 7 de abril de 1999, o Hospital Unimed completa 15 anos nesta segunda-feira, Dia Mundial da Saúde.
Para comemorar a data, foram programadas diversas atividades que serão realizadas até o próximo dia 11. Elas são voltadas para clientes, médicos cooperados e funcionários da Unimed JP.
As atividades começaram quinta-feira passada com a realização de uma jornada sobre ciência e qualidade. Nesta segunda-feira haverá a aposição da nova placa da instituição, que passa a se chamar Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, homenagem póstuma ao oftalmologista idealizador e fundador da Unimed JP.
A solenidade ocorrerá às 18h30 no auditório e na recepção principal do hospital. Durante o evento haverá, ainda, homenagens a médicos cooperados que têm contribuído para a história de pioneirismo da instituição.
Nesses 15 anos, o Hospital da Unimed fez mais de 1,5 milhão de atendimentos e contribuiu para elevar a medicina da Paraíba a um novo patamar com o pioneirismo na realização de procedimentos de alta complexidade, alguns deles inéditos no Estado.
INVESTIMENTOS
Diversos investimentos estão previstos para o Hospital Unimed em 2014. Entre eles, a implantação do serviço próprio de oncologia no terceiro andar da instituição.
A quantidade de leitos e de pessoas que poderão ser atendidas ainda está sendo definida, mas a previsão é que o novo serviço comece a funcionar no início do segundo semestre.
Os investimentos incluem, ainda, o aumento no número de leitos e a disponibilização de profissionais de fonoaudiologia e odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), reforma e ampliação das suítes, aquisição de novas ambulâncias e a compra de um aparelho de ressonância magnética para o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Um dos projetos já em pleno andamento é a mudança no sistema de ar-condicionado – a primeira de grandes proporções nestes 15 anos. Outra novidade é que, a partir deste mês, o hospital passará a atender, exclusivamente, as pessoas que têm plano Unimed. A finalidade é garantir maior disponibilidade de leitos aos clientes da cooperativa. De acordo com a diretoria, a exclusividade de atendimento era uma antiga reivindicação.
O Hospital Unimed é referência em procedimentos de alta complexidade. Desde a fundação, tem possibilitado fatos inéditos na medicina da Paraíba, como o nascimento dos quíntuplos, em 2003, e os transplantes de coração e de fígado, em 2004. O pioneirismo foi confirmado no dia 14 de março, quando o hospital possibilitou a realização da primeira cirurgia cardíaca por vídeo da Paraíba.
A instituição conta com 227 leitos. A estrutura inclui maternidade; Centro de Terapia Intensiva (CTI); Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); moderno Centro Cirúrgico; serviço de cardiologia; setor de urgência e emergência; entre outros serviços.
Comentários