icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Justiça afasta presidente da Câmara de cidade que teve prefeito flagrado com dinheiro na cueca

Publicado em 19/03/2020 às 10:58 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:33

Afastamento é de 180 dias. MP investiga superfaturamento na locação de carros feita pela Câmara de Vereadores do município

A cidade de Uiraúna, no Sertão do Estado, vive um momento delicado. Depois de ter o prefeito preso pela Polícia Federal no fim do ano passado, na 'Operação Pés de Barro', o município teve agora o presidente da Câmara de Vereadores, Amilton Fernandes da Silva, afastado por 180 dias do cargo. A decisão é do juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo e tem por base um Inquérito Civil Público instaurado pelo Ministério Público.

Na investigação feita pela Polícia Federal o prefeito João Bosco Fernandes foi flagrado colocando dinheiro, que supostamente seria propina, na cueca. O vice-prefeito José Nilson Santiago Segundo assumiu o cargo temporariamente. No caso do presidente do Legislativo, a ação de improbidade do MP relata irregularidades na locação de carros para a Câmara Municipal.

“No caso dos autos, o pedido de afastamento do vereador fundamentou-se em perpetuação das abusividades no exercício do cargo, especificamente, no superfaturamento de contratos para locação de veículos para a câmara municipal de vereadores de Uiraúna”, assinalou o juiz Francisco Thiago.

De acordo com o Inquérito Civil, houve contrato sem licitação com a pessoa física Francisca Valentim Duarte Martins, locando um veículo por um valor quase três vezes maior que a média de mercado. Após o encerramento do contrato, foi instaurado o procedimento licitatório 00001/2019, cuja empresa vencedora foi a José Valdemar Filho Duarte-ME, de propriedade de José Valdemar Filho Duarte, que é filho de Francisca Valentim Duarte Martins, anteriormente contratada, em valores semelhantes ao primeiro contrato.

O magistrado determinou que o vice-presidente da Câmara seja notificado para providenciar, na forma do Regimento Interno da Casa, a própria posse como presidente interino da Câmara de Vereadores de Uiraúna, no prazo de 72 horas. Cabe recurso da decisão.

Imagem

João Paulo

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp