COTIDIANO
Lei aprovada em João Pessoa permite gratuidade em concursos públicos para beneficiários de programas sociais
Publicado em 11/04/2018 às 16:27
Um lei aprovada permite aos pessoenses inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal tenham gratuidade nas inscrições dos concursos público realizados pelo município de João Pessoa. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Lucas de Brito (PV) e aprovada pelo Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (11). No entanto, para entrar em vigor a lei precisa passar pela apreciação do Poder Executivo.
De acordo com o projeto de lei, para que o candidato tenha direito ao benefício da isenção deverá informar informar seu Número de Identificação Social (NIS) em requerimento de solicitação de isenção da taxa no formulário de inscrição do concurso. A lei deixa claro que para obter a isenção é preciso que a inscrição no Cadastro Único esteja registrada com domicílio na capital paraibana.
Segundo o autor do projeto de lei, Lucas de Brito, a ideia para a propositura foi elaborada pelo estudante Pedro Chaves que fez parte do Projeto Aprendiz de Vereador. "O objetivo é promover a igualdade de oportunidades e beneficiar pessoas de baixa renda. Essa logica já é aplicada para concursos federais e é uma forma de facilitar o acesso aos cargos públicos de quem não pode pagar taxas de inscrição de concursos”, explicou.
Comentários