COTIDIANO
Mangabeira ganhará campus do IFPB
Reitor da instituição, João Batista, afirma que Mangabeira tem potencial, mas ainda não há nada oficial sobre a possível implantação do campus.
Publicado em 05/11/2011 às 6:30 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:29
O bairro de Mangabeira, o mais populoso da capital paraibana, poderá ganhar um campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (IFPB). Isso porque, os políticos paraibanos Damião Feliciano, deputado federal pelo PDT, e o vereador Raoni Mendes (PDT), tentam junto ao Ministério da Educação (MEC) a inclusão do bairro no plano de expansão do IFPB.
O reitor da instituição, João Batista, afirma que Mangabeira tem potencial, mas ainda não há nada oficial sobre a possível implantação do campus. A assessoria de imprensa do MEC também não confirma a informação.
Conforme Damião Feliciano, entretanto, há cerca de um ano foi feita essa solicitação ao MEC, mas o pedido foi negado. “Nós insistimos e mandamos, há uns seis meses, uma justificativa maior, citando, por exemplo, o tamanho da população do bairro.
Sentimos que as portas foram abertas para que Mangabeira entre na luta”, diz Damião, ao acrescentar que em 15 dias terá uma audiência, em Brasília com o responsável direto pelos processos de expansão do IFPB. Mangabeira possui 75,9 mil habitantes, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o reitor do IFPB, toda expansão é bem-vinda, desde que o instituto tenha – e no momento tem – condições de comportar. Ainda segundo João Batista, Mangabeira não consta no plano de expansão lançado pelo MEC há pouco mais de dois meses.
Porém, “tenho cidades com 23 mil habitantes que têm um campus do IFPB, então Mangabeira tem potencial, há demanda”, comenta o reitor.
Conforme João Batista, o instituto tem projetos de levar o IFPB para a zona sul da cidade, mas não há nada ainda oficial. “A escolha dos locais contemplados ocorre através de estudos de viabilidade feitos pelo IFPB – à pedido do MEC, políticos ou outros –, e depois encaminhados ao próprio MEC. Até então não recebemos nenhuma solicitação com relação a Mangabeira”, completa.
EXPANSÃO
A assessoria de imprensa do MEC informa que, por enquanto, não há previsão de novos campus, afora os já anunciados recentemente dentro do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Na Paraíba, estão assegurados os campi de Cabedelo, Patos, Princesa Isabel, Esperança, Guarabira, Itabaibana, Santa Rita, Catolé do Rocha e Itaporanga.
Segundo o MEC, na definição das áreas que receberão as unidades de institutos federais foram considerados aspectos econômicos, demográficos, socioambientais e culturais.
Comentários