COTIDIANO
Matérias estimulam visão crítica
Publicado em 04/05/2014 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
Segundo a professora Sheylla Mendes, a ideia de trazer a Filosofia para o ensino médio é fazer com que os adolescentes comecem a ter uma visão crítica e reflexiva não só sobre o ser, mas sobre todas as coisas que estão acontecendo. “A ideia é fazê-los pensar e questionar sobre o que acontece ao nosso redor. É preciso provocar os jovens para que eles saibam se posicionar politicamente”, declarou.
A professora disse também que os questionamentos envolvem desde as pequenas coisas (como um jovem que coloca um alargador na orelha) até as mais necessárias (como as manifestações do ano passado, quando milhares de brasileiros saíram às ruas). “A filosofia está presente em tudo na nossa vida, não há como separar as coisas. É da filosofia que nascem as outras ciências”, argumentou Sheylla.
O professor Márcio Lima, que ministra as disciplinas de Sociologia e Filosofia no colégio Geo, explicou “que um novo cenário começou a ser desenhado e com o intuito de dar maior legitimidade ao ensino filosófico e sociológico passamos a encontrar no Enem os assuntos trabalhados dentro dessas áreas”. Segundo ele, na medida em que o novo cenário do nível médio vai se consolidando, as questões dessas disciplinas vão aparecendo com certo destaque diretamente na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias e indiretamente nas demais áreas, dentro de uma proposta interdisciplinar.
De acordo com Lima, é possível verificar na prática um ganho para a sociedade, “como a própria legislação propõe, estamos formando cidadãos com maior capacidade crítica e com uma visão política mais ampla que o normal”. Segundo ele, o propósito maior da educação é justamente viabilizar o contato com os saberes elaborados ao longo da história e estimular a produção de novos saberes.
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