COTIDIANO
Motoristas usam sites para escapar da lei seca no Rio
Na internet, há até uma comunidade sobre o assunto. Lei seca reduz em 23,3% vítimas de acidentes de trânsito em agosto.
Publicado em 05/09/2009 às 9:21
Do G1
Alguns internautas estão usando sites de relacionamento para escapar da fiscalização da Operação Lei Seca, no Rio de Janeiro. A tecnologia muita vezes vem sendo usada a serviço do crime nas páginas da rede. Uma mulher, cuja identidade foi preservada, disse que é fácil saber onde está uma blitz.
“Está todo mundo informando onde está a blitz para que você não passe por ela. Acho que ela faz um barulho tão grande que todo mundo sabe onde ela (blitz) está”, disse a mulher.
Na internet, há até uma comunidade sobre o assunto. Nela, são divulgados endereços e também horários para motoristas infratores fugirem da fiscalização. Em uma página de mensagens, por exemplo, a troca de informações acontece a todo instante. Um dos recados diz: “Alô galera do Rio, estão montando uma mega blitz de operação lei seca nos dois sentidos na Linha Amarela.”
Depois de conferir a mensagem, uma equipe do Jornal da Globo foi até a Linha Amarela, uma das mais movimentadas vias expressas do Rio de Janeiro, conferir se a informação era verdadeira. Cerca de 50 minutos depois que o recado foi divulgado na internet, a reportagem confirmou os dados.
“O recado que eu dou para as pessoas que estão agindo dessa forma é que elas tenham sensibilidade porque esse projeto tem como único objetivo a preservação da vida humana. Nós vamos aumentar as nossas operações. Estaremos em vários lugares ao mesmo tempo”, disse Carlos Alberto Lopes, coordenador da blitz na Linha Amarela.
Comentários