COTIDIANO
Nova gripe reduziu em 50% ocupação de voos para a Argentina
Frequência representa cerca de 2,5% do faturamento da empresa. Queda vem sendo observada nas últimas semanas, segundo executivo.
Publicado em 08/07/2009 às 17:09
Do G1
A companhia aérea Gol vem observando uma queda de 50% na taxa de ocupação de seus voos para a Argentina, um dos países com maior número de casos da nova gripe, a influenza A (H1N1).
De acordo com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, a empresa também vem cancelando alguns voos para o país vizinho, mas ainda mantém as 14 frequências diárias para Buenos Aires, Córdoba e Rosário.
Recomendação do governo
O executivo explicou que a queda na ocupação, comparativamente às médias do mesmo período de 2008, vem ocorrendo nas últimas três semanas - especialmente após o governo brasileiro ter recomendado o adiamento de viagens para a Argentina. O destino, segundo ele, representa cerca de 2,5% do faturamento da Gol.
Constantino revelou ainda que boa parte dos voos que foram cancelados era de fretamento, mas admitiu que voos regulares também deixaram de ocorrer. Ele lembrou que um acordo bilateral com a Argentina exige a manutenção de uma frequência mínima de voos, mas não revelou qual seria.
De definitivo, a Gol cancelou sua frequência diária para o Chile, destino que passou a atender somente aos sábados. Constantino garantiu, no entanto, que a gripe não influenciou essa decisão, tomada em razão da baixa demanda." A operação não apresentou viabilidade para a Gol", completou o presidente da empresa.
Comentários