icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

O que fazer para evitar os sete pecados capitais da redação

Publicado em 23/06/2014 às 16:51

Na hora de escrever a redação, o candidato deve ficar atento para não cair na armadilha dos “sete pecados capitais de uma redação” (clique aqui para saber mais). Confira as dicas do professor Erik Anderson sobre o que fazer para evita-los:

1. Infidelidade à temática

É muito importante uma leitura atenta dos textos motivadores (sem copiá-los), que servem para nortear o alinhamento temático da redação.

2. Falta de clareza

Ser claro, simples e objetivo é suficiente para uma escrita bem-sucedida.

3. Contradição ou incoerência

Para evitá-la, a palavra chave é coerência. Ao escrever e revisar o texto, o candidato deve sempre estar atento à coerência das ideias. O que se afirma no texto tem de apresentar coerência interna (harmonia de sentido entre as partes do texto) e externa (coerência entre o texto e a realidade a que ele se refere).

4. Emprego de marcas de oralidade

Gírias, regionalismos, expressões populares, provérbios e ditados devem ser evitados, uma vez que seu uso empobrece o texto. “Aí a vaca vai pro brejo” e “O governo não tá nem aí para o cidadão” são exemplos do que não se deve usar numa redação. A receita é observar a disciplina gramatical, isto é, empregar o padrão culto formal da língua, que é o mesmo nos quatro cantos do país.

5. Juízos de valor e apelo sentimental

É importante o candidato demonstrar maturidade e prudência ao escrever, evitando radicalismos, afirmações demasiadamente taxativas, adjetivação valorativa como “bom”, “mal”, “interessante”, “absurdo”, “ridículo”, “maravilhoso”. Além disso, não cabe numa redação de concurso a manifestação de convicção religiosa, ideológica ou política. Cabe, sim, uma abordagem sóbria, serena e equilibrada da temática oferecida, afinal a redação deve-se apresentar objetiva e impessoal.

6. Falta de coesão

É necessário que o candidato conheça bem o papel dos conectores, vocábulos de natureza relacional, a exemplo das conjunções, das preposições e dos pronomes, para escrever de maneira coesa, evitando, inclusive, o desperdício e a repetição desnecessária de palavras. A coesão pesa bastante no processo de correção.

7. Desrespeito às regras gramaticais

Para a redação, os tópicos mais importantes são ortografia, pontuação, concordância, regência, colocação pronominal e emprego do sinal indicativo de crase.

Imagem

Alô Concurseiro

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp