icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Obra roubada de Pinacoteca em SP é recuperada

Suspeito foi detido na noite da sexta-feira (19) e indicou aos policiais onde estava a obra. Quadro estava na casa do suspeito, na Zona Leste de SP.

Publicado em 19/07/2008 às 10:30

Do G1

Uma das quatro obras levadas da Estação Pinacoteca no dia 12 de junho foi recuperada na madrugada desde sábado (19), em São Paulo, de acordo com informações do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).

Veja fotos das obras roubadas

A obra foi encontrada após a prisão de um dos suspeitos do crime, em um shopping da Zona Leste da capital, na noite de sexta-feira(18). A polícia chegou até ele ao investigar uma quadrilha que planejava um roubo a banco. Segundo a polícia, o grupo acabou detido ao se encontrar no estacionamento do shopping. Entre eles, estava o suspeito de roubar o museu.

De acordo com a polícia, após ser preso, o suspeito confessou o crime e contou que guardava uma das telas em casa, no bairro de Itaquera, Zona Leste. Policiais acreditam que a obra recuperada seja a gravura “O pintor e seu modelo” (1963), do espanhol Pablo Picasso.

Além desta, foram roubadas do museu o óleo sobre cartão de Di Cavalcanti “Mulheres na janela” (1926), um guache sobre cartão do pintor naturalizado brasileiro Lasar Segall, “Casal” (1919) e a gravura “Minotauro, bebedor e mulheres” (1933), também de Picasso. Os quadros pertencem à Fundação José e Paulina Nemirovsky e estavam no 2º andar do prédio. Eles têm valor estimado em R$ 1 milhão, segundo a Secretaria da Cultura.

Flagrados
O homem detido e um outro suspeito, de 27, que continua foragido, haviam sido identificados pela polícia oito dias após o crime. Segundo a polícia, a dupla aparece nos vídeos gravados pelo circuito interno de câmeras do museu. As imagens mostram a dupla retirando as obras do segundo andar e depois, deixando o local com as obras nas mãos.

Além dos dois suspeitos, um terceiro assaltante participou da ação, ocorrida no dia 12 de junho. De acordo com a polícia, ele deu cobertura aos comparsas distraindo os monitores do museu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp