COTIDIANO
OMS decide declarar pandemia da gripe A, diz Suécia
Reunião do comitê de emergência aconteceu em Genebra. Declaração oficial deve ser feita após o meio-dia (horário de Brasília).
Publicado em 11/06/2009 às 11:38
Do G1
O governo sueco se antecipou à entrevista coletiva de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e divulgou um comunicado informando que a que a nova gripe A (H1N1) encontra-se em situação de pandemia. O comitê de emergência da OMS se reuniu por teleconferência, e o anúncio oficial deve ser feito apenas ao meio-dia (horário de Brasília).
Na quarta-feira (10), a diretora-geral da OMS, Margaret Chan conversou com os ministros de saúde dos países mais afetados pelo vírus. Segundo a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, Chan consultou "os ministros dos sete ou oito países mais afetados".
A OMS havia reconhecido nesta semana que a declaração de uma pandemia era iminente, e disse que ainda não havia ocorrido porque era preciso preparar o mundo para que entenda esse passo corretamente.
"O vírus continua se estendendo pelo mundo, e a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países e as pessoas", disse o diretor-geral adjunto, Keiji Fukuda.
"Queremos que seja muito bem entendida a mensagem se declaramos a fase 6 de pandemia, isso significa que o vírus se estende e que há contágios estáveis em comunidades em países de várias regiões", assinalou Fukuda.
Porém ele esclareceu que "isso não significa que o vírus tenha se tornado mais grave, que a doença seja mais séria e que a taxa de mortalidade tenha aumentado". Até agora, um total de 26.563 casos foram comunicados à OMS por parte de 73 países, com 140 mortes.
Comentários