COTIDIANO
Pacientes de Manaus com Covid-19 são transferidos para Campina Grande
São 11 homens e quatro mulheres que desembarcaram na cidade por volta das 20h30.
Publicado em 03/02/2021 às 21:23 | Atualizado em 04/02/2021 às 9:58
Campina Grande recebeu na noite desta quarta-feira (3), por volta das 20h30, um total de 15 pacientes vindos de Manaus. A transferência se deu como parte do esforço nacional para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde da capital amazonense, ocorrida em janeiro e que continua sem controle até agora.
Inicialmente, seriam 18 os pacientes transferidos, mas três deles tiveram o quadro clínico agravado pouco antes do embarque e não puderam viajar. Eles apresentaram queda de pressão e diminuição do nível de oxigênio no sangue e tiveram a viagem vetada de última hora.
A Secretaria Municipal de Saúde é quem está responsável pela recepção dos pacientes. Foi montado uma “sala de estabilização” na pista do Aeroporto João Suassuna, onde vai ser realizada uma triagem. Os pacientes mais graves foram encaminhados para o Hospital Pedro I e os menos graves para o Hospital Universitário Alcides Carneiro.
São 11 homens e quatro mulheres. E os pacientes têm entre 20 e 59 anos de idade. Ambulâncias foram enviadas ao aeroporto para realizar a transferência.
Campina Grande possui atualmente 173 leitos disponíveis de enfermaria e 63 de UTI. A Prefeitura explicou que acolherá os pacientes em nome de uma “assistência humanitária” para os moradores do Amazonas.
Essa é a segunda vez que pacientes de Manaus chegam a Paraíba. No mês passado, João Pessoa recebeu a transferência de outros 15, que ficaram no Hospital Universitário Lauro Wanderley.
Comentários