COTIDIANO
Polícia Comunitária será reforçada com mais de 160 PMs
Publicado em 14/07/2012 às 8:00
O policiamento comunitário em Campina Grande receberá reforço nos próximos dias, com a formação de 168 soldados que atuarão em todos os segmentos da Polícia Militar. A formatura aconteceu ontem no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), e contou com a presença do comando do 2° Batalhão de Polícia Militar e representantes do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, os soldados iniciaram a disciplina de policiamento comunitário há 15 dias, mas só estarão prontos para atuar nas ruas após a formatura do curso completo, que começou no mês de janeiro deste ano e será concluído no dia 20 deste mês.
“O mais importante de tudo isso não é o nome que se dá ao policiamento, e sim o tratamento que é feito para com a sociedade, que sairá ganhando com esse tipo de formação. Com a chegada dessa nova turma teremos um maior policiamento nas ruas. Nós vamos fazer o patrulhamento em uma maior área da região, resultando em uma diminuição dos índices criminais e do tráfico de entorpecentes”, explicou o comandante.
O policiamento comunitário é realizado de forma que os policiais mantêm uma relação mais próxima com a população e seus problemas. O trabalho é feito simultaneamente ao patrulhamento comum e na mesma viatura, mas a forma de abordagem envolve, em primeiro lugar, o diálogo.
No formato comunitário a população pode contribuir com o trabalho da polícia, prestando informações ao número 190 e acompanhando de perto o trabalho das equipes, nos bairros da cidade. Atualmente Campina Grande possui quatro bases de policiamento comunitário, em vários bairros da cidade.
Comentários