COTIDIANO
Polícia Federal de CG investiga vazamento das provas do Enade
Funcionários de uma agência dos Correios teriam aberto indevidamente uma caixa lacrada contendo testes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Publicado em 04/11/2009 às 20:01
Maurício Melo
Com TV Paraíba
Uma ligação anônima acionou a Polícia Federal em Campina Grande. Segundo o denunciante, funcionários de uma agência dos Correios teriam aberto indevidamente uma caixa lacrada contendo testes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem a aplicação de provas marcada para o próximo domingo (8).
A PF esteve na agência e comprovou que a caixa realmente havia sido aberta. No entanto, uma perícia está sendo feita para descobrir se os pacotes que guardam as provas também haviam sido violados. Esta investigação pode culminar no adiamento do exame, tal como aconteceu após o furto das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Delegacia Regional da Polícia Federal de Campina Grande não revelou o nome dos envolvidos, nem se vai pedir ou não o adiamento das provas. A, porém, informações de que a caixa com os testes já tenha seguido para João Pessoa, destino para onde havia sido enviada desde o início.
Mais de 11 mil paraibanos farão as provas
No dia 8 de novembro, 11.149 alunos matriculados em instituições de ensino superior da Paraíba farão as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade avalia a qualidade do ensino superior e é realizada em todo o país.
A assessoria de imprensa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) informou que na Paraíba as provas do Enade serão aplicadas aos estudantes matriculados nos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais e Turismo.
Este ano, pela primeira vez, serão avaliados todos os alunos ingressantes e concluintes das faculdades e universidades do país. Estudantes que colaram grau até o dia 31 de agosto foram dispensados do exame. A medida inclui estudantes que estão cursando atividades curriculares fora do país na data do Enade.
Outras caixas abertas
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram, no último dia 20, em Três Rios, no Sul Fluminense, 52 caixas com provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As caixas estavam dentro de uma caminhonete modelo F250, e estavam sendo transportadas de São Paulo para Muriaé, em Minas Gerais, por dois homens.
De acordo com a PRF, o material estava sendo transportado sem lacre de segurança. A nota fiscal não confere com o conteúdo das caixas - a nota diz que seriam folhas de respostas, mas, segundo a polícia, eram cadernos de provas de diversas áreas como direito, comunicação e turismo. Mesmo assim, o Ministério da Educação resolver manter as datas de aplicação das provas.
Comentários