COTIDIANO
Presos se rebelam em Guarabira e queimam celas
Presos encarcerados na penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira, realizaram uma rebelião nesta quarta-feira.
Publicado em 24/09/2008 às 21:33
Da Redação
Presos encarcerados na penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira, realizaram uma rebelião nesta quarta-feira (24), que provocou tumulto e danos ao local. A revolta foi motivada depois que 12 detentos foram transferidos do presídio por ser considerados os líderes da prisão.
Ao todo, cinco dos transferidos foram levados para o Presídio PB1, em João Pessoa, e sete acabaram transferidos para o Serrotão, em Campina Grande. As transferências aconteceram depois que um “pente-fino” realizado na terça descobriu 35 facas artesanais, 56 papelotes de maconha, 80 pedras de craque e 10 celulares.
Em protesto às transferências, logo cedo os apenados que ficaram começaram a bater nas grades e a gritar de dentro das celas, provocando muito barulho.
Policiais do Pelotão de Choque do 4º BPM foram chamados para conter a manifestação, e quando tudo parecia que estava contornado, os amotinados começaram a atear fogo aos colchões e arremessar pedras.
As paredes laterais de praticamente todas as celas foram arrombadas e os presos ficaram circulando de uma cela para outra. Das 25 celas existentes, apenas duas não foram danificadas.
O juiz da vara de Execuções Penais, Bruno Azevedo, autorizou a transferência de 150 detentos, já que a Casa tem capacidade para cento e cinqüenta pessoas, mas abrigava mais de trezentos.
Comentários