COTIDIANO
Seis detentos fogem de presídio por muro
Seis detentos do presídio Padrão de Santa Rita fugiram durante a madrugada de ontem.
Publicado em 14/07/2012 às 8:00
Seis detentos do presídio Padrão de Santa Rita fugiram durante a madrugada de ontem. Entre os fugitivos, dois são considerados de alta periculosidade e já haviam sido transferidos do presídio PB-1. A polícia suspeita que durante a fuga dois presos tenham assassinado um comerciante após roubar seu veículo, durante a manhã de ontem, no município de Mamanguape, no Litoral Norte do Estado.
Apesar de existir quatro guaritas na parte superior do presídio, a fuga não foi impedida. Utilizando uma simples corda feita com várias peças de roupas e lençóis, os detentos conseguiram saltar um muro com mais de 12 metros de altura, atravessar um outro protegido com arame farpado e fugiram da penitenciária por volta das 2h da madrugada de ontem. A Polícia Militar montou um cerco em toda a cidade, no Litoral Norte, no Brejo e contatou ainda a polícia do Rio Grande do Norte, mas até o fechamento desta edição nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
Segundo a diretora do presídio, Edna Veloso, para ter acesso à parte externa do presídio, dois detentos da cela 40, além de quatro presidiários da cela 17, serraram as grades de proteção e com o auxílio da corda fugiram pelo lado direito do presídio.
Nenhum policial militar viu a fuga, que só foi descoberta quando um taxista que trafegava pelo local percebeu os detentos correndo em direção ao matagal. Após verificar a denúncia, os agentes penitenciários constataram a fuga.
Na lista de foragidos estão três detentos transferidos do presídio PB-1 após a destruição do Complexo Penitenciário na última rebelião, entres eles, Edson Costa do Nascimento e Diego Henrique Pereira da Silva, que são considerados de alta periculosidade e já foram condenados por crimes de homicídio.
Fugiram ainda: Alisson Costa Farias, transferido do presídio PB-1, e condenado por roubo, além de Roberval Luiz da Silva e Marcos Dantas dos Santos, condenados por roubo e furto, e Júnior Laurentino de Oliveira, preso provisório por porte ilegal de arma.
A polícia acredita que os detentos tenham recebido algum tipo de auxílio após sair do presídio. A primeira pista sobre os fugitivos partiu da cidade de Mamanguape, no Litoral Norte do Estado.
Conforme o capitão Alberto Filho, comandante da PM na região, por volta das 6h30 da manhã de ontem, dois homens armados com pistolas 9mm chegaram correndo a um posto de combustível localizado na entrada da cidade, anunciaram o assalto e roubaram um carro.
“Provavelmente trata-se dos fugitivos de Santa Rita. Eles assaltaram o comerciante que reagiu e foi alvejado várias vezes. Em seguida eles fugiram no carro, um Gol de cor prata e quatro portas, voltando para João Pessoa. Não foram repassadas informações sobre a placa porque todos os documentos estavam dentro do veículo”, explicou capitão Alberto.
Comentários