COTIDIANO
Sistema eletrônico quebra e eleição na ALPB pode ser adiada
Informações iniciais são de que a eleição será feita na segunda-feira (2) após o defeito apresentado pelo sistema eletrônico durante o cadastramento dos deputados.
Publicado em 01/02/2015 às 12:25 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:27
A eleição da nova Meda Diretora da Assembléia Legislativa foi suspensa e pode ser adiada para a segunda-feira (2), às 9h30, após o sistema eletrônico de votação apresentar problemas enquanto eram cadastrados os novos deputados.
A determinação do cadastro foi feita após um bate boca entre um grupo de parlamentares que queria a votação pelo sistema tradicional em papel e a negativa do presidente Ricardo Marcelo (PEN), que decidiu seguir o que diz o Regimento Interno da Casa e determina que a votação deve ser eletrônica. Por causa da confusão e na impossibilidade de uso do sistema eletrônico, foi determinada suspensão e possível adiamento da votação.
Alguns parlamentares, inclusive o deputado Ricardo Marcelo, acusaram o deputado Tião Gomes (PSL) de ter quebrado o sistema propositalmente para que a eleição não acontecesse. O deputado, se dizendo "herói", afirmou que somente desligou e que a Paraíba um dia vai reconhecer o seu ato em favor da lisura do processo. Ele afirmou ainda que um grupo de deputados vai recorrer à justiça para ter o direito a votação em cédula.
Mesmo após a suspensão da eleição, boa parte dos deputados permaneceu no Plenário. Eles se recusavam a deixar o local alegando que, de acordo com o Regimento Interno da ALPB, a eleição tem que ser feita no dia 1º de fevereiro e não em outra data.
Comentários