COTIDIANO
Transporte escolar com problemas
Cidades têm 30 dias para solucionar problemas apontados no laudo de vistoria do Ministério Público.
Publicado em 26/09/2013 às 8:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:07
Dos veículos que fazem o transporte escolar em 53 municípios da Paraíba, 95% foram reprovados nas inspeções realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Eles têm 30 dias, a contar da data da inspeção realizada, para solucionar os problemas apontados no laudo de vistoria.
De acordo com o chefe da Divisão de Policiamento e Fiscalização, Major Rochester Guimarães do Vale, 80% dos veículos reprovados estavam com tacógrafo (equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo) vencido, 10% apresentaram problemas no sistema elétrico e os demais, problemas no equipamento de segurança.
As vistorias fazem parte do termo de cooperação firmado entre o Detran e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para obrigar as prefeituras a cumprirem a lei e prestarem um serviço de transporte adequado e seguro aos alunos que vivem nas áreas rurais, mas estudam na cidade. Com isso, a ação visa a combater o uso de 'paus-de-arara'.
A primeira etapa das vistorias aconteceu entre 3 e 24 de agosto último. Dos 651 veículos apresentados, 614 foram reprovados. Os municípios de Pilões, São João do Cariri, Serra Branca, Lastro e São José de Lagoa Tapada, que deveriam ter participado, não compareceram. Na próxima terça-feira, às 15h, será realizada uma reunião na Procuradoria-Geral de Justiça, na capital, para discutir com representantes do Detran o tema.
Comentários