COTIDIANO
Varredura na Máxima
Após operação 'pente fino' no Serrotão, Polícia apreende 67celulares, 81 espetos, cachimbos e uma pequena quantidade de crack.
Publicado em 12/04/2012 às 6:30
Uma operação ‘pente-fino’ foi realizada após uma suposta tentativa de fuga na manhã de ontem, na penitenciária Máxima do Serrotão, em Campina Grande. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), já estava programada a realização de uma operação no interior da unidade.
Agentes e policiais militares vasculharam as celas e apreenderam 67 aparelhos celulares, 81 espetos, cachimbos e uma pequena quantidade de crack.
Os detentos aproveitaram a oportunidade para protestar contra mudanças na direção e a superlotação carcerária. Atualmente cerca de 460 presos estão encarcerados em apenas 150 vagas naquela unidade. A segurança é realizada por 22 agentes penitenciários.
Familiares e esposas dos prisioneiros se aglomeraram do lado de fora do presídio e também reclamaram. É que ontem era dia de visita íntima e a ação teria postergado as visitações. Segundo Juliete de Lima, esposa de um preso, “é grande a dificuldade em se deslocar até aqui, a gente mora longe e precisa pegar transporte. Tem também mulheres grávidas. Eles podiam ter avisado antes que hoje não teria visita”, disse.
De acordo com a Seap, o objetivo da operação na manhã de ontem foi a ‘implementação de um programa de contenção qualificada’. “Já havia sido programada essa operação de segurança há uma semana, julgamos que hoje era o dia conveniente para realizar o procedimento”, disse o gerente de sistema da Seap, coronel Arnaldo Sobrinho. Sobre a tentativa de fuga, o coronel confirmou que em uma das celas, uma grade havia sido parcialmente serrada pelos detentos. “Constatamos parcialmente essa tentativa. Essa operação de segurança é justamente para reforçar que não haja este tipo de ação. Vamos relacionar os itens apreendidos e encaminhar para a Justiça”, concluiu.
Comentários