VIDA URBANA
11 cidades registram precipitação no 1º dia do período chuvoso
De fevereiro a maio é quando mais chove no Sertão, Cariri e Curimataú.
Publicado em 02/02/2017 às 15:17
O primeiro dia do período mais chuvoso no Semiárido paraibano, que compreende o Sertão, Cariri e Curimataú, começou com precipitações em apenas 11 cidades, dez delas localizadas no Sertão do Estado. O período que mais chove nessas regiões começa oficialmente em fevereiro e segue até maio. E a previsão é de chuvas satisfatórias, com mais predominancia a partir de março, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das águas (Aesa).
O maior registro de chuvas foi em Cajazeiras com 19 milímetros. O açude que abastece o município, Engenheiro Ávidos, também vem recebendo recarga de água nos últimos dias. O manancial tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos, mas está atualmente com 5,2% do volume total.
Nesse primeiro dia da estação chuvosa choveu também São Bentinho (18mm), Sousa (14,6mm), Bom Jesus (11,5mm), Poço Dantas (9,1mm) e Cajazeirinhas (7,5mm). No Litoral só choveu em João Pessoa, que registrou apenas 4 milímetros.
Previsão é que chuvas ocorram dentro da média
De acordo com a previsão meteorológica da Aesa, a atual configuração das condições oceânico-atmosféricas globais, bem como do resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indicam a tendência das chuvas ocorrerem dentro da média histórica no Semiárido paraibano entre os meses de janeiro e março de 2017.
Comentários